domingo, 12 de dezembro de 2010

Autismo


"Toda porta nos leva para um novo mundo". Acabo de assistir um filme que me emocionou muito. É uma história real, o filme nos conta a história de Temple Grandin, uma jovem autista que enfrentou grandes desafios e muitas dificuldades, sem deixar de ir em busca do que ela acreditava. Esta frase em negrito que inicia o post, é dita por ela diversas vezes durante o filme. É apaixonante sua história, nos faz refletir sobre o quanto as pessoas, necessitam aprender a aceitar e lidar com as diferenças que existem entre todos nós seres humanos. Seja por qual for a razão, ninguém é igual a ninguém e na vida de Temple, as diferenças e a não aceitação das pessoas nunca lhe impediram de vencer, porque como sua mãe lhe ensinou: "eu era diferente, mas não menos".

Este ser humano chamado Temple Grandin é sem dúvida um ser muito especial, que diz não entender muitas coisas, mas ainda quer que a sua vida tenha significado. E isso ela conseguiu, pois ela acredita que atrás de cada porta que se abre, por mais difícil que seja ultrapassá-la... lá sempre existe um novo mundo. Filme maravilhoso, recomendo que todos assistam!


Orientações sobre autismo, segundo a wikipédia:
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:

1.Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
2.Riso inapropriado
3.Pouco ou nenhum contato visual
4.Aparente insensibilidade à dor
5.Preferência pela solidão; modos arredios
6.Rotação de objetos
7.Inapropriada fixação em objetos
8.Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
9.Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
10.Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
11.Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
12.Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares)
13.Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
14.Recusa colo ou afagos
15.Age como se estivesse surdo
16.Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
17.Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
18.Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos


Observação: É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para sintoma. Adicionalmente, as alterações dos sintomas ocorrem em diferentes situações e são inapropriadas para sua idade. Vale salientar também que a ocorrência desses sintomas não é determinista no diagnóstico do autismo, para tal, se faz necessário acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.


Abraços fortes e não esqueçam... assistam o filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário