quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fim de ano chegando


Final de ano... junto as festas de natal e reveillon, tão esperadas durante o ano todo e celebradas com alegria por muitos. Porém, o ritual da passagem de mais um ano que termina, para muitas pessoas que vivem seus sofrimentos presentes e passados, principalmente os que permanecem adiados, sentem a proximidade do fim de ano, com muita dor e pesar.

Época de intensa reflexão, para se pensar a respeito dos planos e desejos do início do ano e em tudo aquilo que se realizou ou que novamente ficou adiado.

Época de entrar em contato com as feridas, com as ausências e faltas, com os lutos não elaborados, com o sofrimento que muitas vezes está sendo reprimido.

Por isso, é frequente receber pacientes no ambulatório e consultório particular, que neste momento externam mais do que desejos de passar o natal e ano novo em família. Essas pessoas sentem-se confrontadas e cobradas a fazer algo, para que o novo ano não seja semelhante ao que "quase" terminou.

Passar... essa palavra é muito usada, sem que muitas vezes se pense em significado. O ano passou e nem vi. Passou e nem senti. Passou e nem aproveitei.

Bom seria, se no próximo ano... os desejos não ficassem mais enjaulados, a realização se tornasse mais presente e a vida ou o ano, deixasse de passar e pudesse ser realmente vivido.

Para meus pacientes, para nós e para todos... desejo mais alegrias e menos sofrimento. Para o sofrimento que não se pode evitar, desejo que possa ser cuidado. Que no próximo fim de ano... se consiga refletir, sorrir e celebrar o ano que deve terminar e deixar saudades!!

Abraços fortes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário