terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Timidez e Ansiedade Social


Em casos de ansiedade social de leve a moderada e timidez, é comum observarmos comportamentos de afastamento e vulnerabilidade. Isso porque o indivíduo teme o contato social, sentindo que poderá ser menosprezado ou rejeitado pela sociedade.

Os estudos apontam como características do sujeito tímido:
.
- o retraimento social e evitação;
.
- dificuldade para adaptar-se a novos ambientes ou mudanças;
.
- tom de voz sempre baixo, insegurança;
.
- choro, comportamento agressivo ou passividade;

- dependência emocional nas relações familiares;

- rede social bastante escassa;

- medo constante de se tornar o centro das atenções;

- necessidade de observar alguém, antes de participar de algo;

- olhar para baixo enquanto caminha ou fala;

- rubor facial;

- dificuldades para dizer o que sente ou pensa, por receio de ser rejeitado ou desvalorizado;

- medo de errar ou fracassar na situação de interagir com outras pessoas;

- excessiva preocupação com a opinião das pessoas a seu respeito;

- auto-estima rebaixada;

- pensamentos e sentimentos negativos a respeito de si mesmo;

Em crianças e adolescentes verificamos a dificuldade em participar de atividades escolares; de ler ou falar na frente de outras pessoas; medo de interagir com outras crianças e adolescentes; de pedir ajuda ou explicação durante as aulas e ainda, evitam trocar de roupa na frente de outras pessoas. Adolescentes tímidos demonstram maior dificuldade para participarem de grupos e para se relacionarem amorosamente.

Nos adultos a timidez compromete o bom desempenho no ambiente de trabalho; dificulta que o sujeito receba ou aceite propostas de promoções; causa prejuízo nas relações sociais, de amizades, nos estudos e nas relações amorosas.

Insegurança, baixa auto-estima e timidez podem causar danos permanentes na vida de qualquer pessoa. O medo é constante e paralisa o sujeito frente a vida e em suas relações. Os medos impedem que o sujeito viva, tenha sucesso e seja feliz.

Para o tímido é mais fácil ficar sozinho, porém é extremamente dolorosa a solidão e a sensação de impotência diante de tantos medos. O isolamento social somado ao sofrimento emocional podem desencadear quadros graves de depressão, transtornos ansiosos e compulsivos, obesidade e transtornos alimentares, entre outros.

Sinais ou sintomas como tristeza e desânimo freqüente, irritabilidade, fadiga, prejuízo na qualidade do sono e apetite, sentimento de inutilidade e menos valia, culpa, pensamentos negativos, de morte e de suicídio; devem ser avaliados e tratados com ajuda do profissional da psicologia.

Na depressão infantil e na adolescência, existem algumas manifestações peculiares que precisam ser avaliadas caso a caso, para uma melhor definição e conduta.

É preciso que pais ou responsáveis estejam atentos aos comportamentos e alterações significativas na forma como seus filhos se relacionam com as pessoas e consigo mesmo. O educador tem também papel fundamental na identificação e encaminhamento para avaliação psicológica.

Aos adultos, saibam que existe tratamento para timidez em todas as fases da vida e que apesar de ser difícil buscar ajuda, o psicólogo lhe proporcionará o cuidado e entendimento necessário para a resolução de seus conflitos e sofrimento. Não deixe mais que a timidez e ansiedade social lhe impeça de viver. São inúmeras as causas, cabe ao profissional identificá-las e ajudá-lo a conduzir melhor sua vida , para que seja feliz!

Abraços fortes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário