quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vida e Morte - quando o amor permanece


Atendo pacientes oncológicos e em cuidados paliativos há pelo menos 5 anos. Não sei dizer quantos já atendi, mas consigo pensar em muitos que venceram o câncer e sobreviveram às mazelas que a doença provoca. Penso também naqueles que ao se descobrirem doentes, já estavam em estágios avançados e mesmo assim, lutaram para conseguir um tempo maior de sobrevida, vivendo mais do se imaginava.

Viveram... vivem, realizaram... realizam. A sede de viver, o sentido da vida para muitos é descoberto em momentos de crise, como quando se adoece. Neste meu percurso, atendendo esses meus queridos pacientes, aprendi muito com todos eles, sobre a vida e sobre a importância de celebrarmos tudo que nos fortalece. Celebrarmos o que pouco valorizamos quando nossas vidas não estão ameaçadas por uma doença.

Dos que faleceram, de alguns pude me despedir... e de todos sinto imensa saudade, daquela que se guarda no coração e quando se permite sentir, traz também as lembranças boas e o aprendizado.

Recebi muito mais do que pude contribuir. Grandes realizações são aquelas que quando realizamos nos deixam felizes, mesmo quando tudo está tão difícil, quando parece impossível sorrir. Isso e muito mais, eu aprendi e aprendo todos os dias. Viver com esperança e otimismo, acreditar em algo que nos mobiliza e fortalece, não faz sumir a dor e o sofrimento, mas nos ajuda a enfrentá-lo.

Com alguns familiares, aprendi o sentido do amor incondicional. Amor que é respeitoso, que não se torna invasivo ou controlador, aquele que aceita as individualidades e escolhas do outro.

Esta semana me emocionei com os pais de um paciente jovem, que faleceu no período em que eu estava de férias. Este paciente deixa saudades em todos os que o assistiram, era uma pessoa especial, que também sabia amar incondicionalmente seus pais e sua jovem esposa. Cuidou de todos tanto quanto foi sempre cuidado. O prognóstico ruim, anunciava que o tempo de vida era curto, mas a fé e a esperança aliados ao amor, fizeram com que vivesse bem mais do que se esperava.

Esses pais aprenderam muito com seu filho. Dessa forma, acredito que o amor incondicional continua os unindo... para sempre!

Abraços fortes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário