quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Terapia de Casal


A terapia de casal tem como objetivo auxiliar na identificação e resolução de conflitos emocionais e outros, que estejam contribuindo para o sofrimento, afastamento e separação do casal.

São diversas as causas para o desgaste da relação entre o casal. Este deverá ser acompanhado ou assistido em suas particularidades, para que se consiga o término do sofrimento, muitas vezes externado em discussões com acusações e distanciamento entre as partes.

No início de toda relação, para que ocorra a conquista, existe investimento de afeto e cuidado entre o casal. Fatores externos como a rotina, o trabalho e a falta de tempo para estarem juntos, problemas financeiros, problemas familiares, entre outros; desencadeiam conflitos relacionais entre os indivíduos. As dificuldades ou conflitos pessoais, podem também interferir e prejudicar a relação do casal.

Para a construção de uma relação chamada casamento, precisa existir participação de ambos. Dessa maneira, ocorre o nascimento do NÓS. Não é assim quando se planeja o casamento? Nós vamos nos casar no dia tal, nossa festa será de tal forma, teremos ou não teremos filhos. E por aí vai... quando o casamento acontece na vida de duas pessoas, a vida passa a ser vivida junto e por isso, a importância do nascimento do NÓS já na fase de namoro. Nós desejamos, nós precisamos, nós faremos, nós sofremos, nós estamos felizes.

Quando somente um é o responsável pela construção da relação, esta se modifica e os papéis ficam distorcidos. Quantas mulheres se tornam mães de seus maridos? Quando homens se tornam pais de suas esposas? Quantos casais passam a se relacionar como amigos ou quase irmãos?

Tudo na vida para que dê certo, precisa de investimento ou cuidado. Quando deixamos de cuidar, até da menor das plantinhas... ela adoece e morre. Assim também acontece com as relações humanas. Ambos os indivíduos precisam sentir-se responsáveis e necessários para que a relação ocorra. Ambos precisam sentir-se cuidados! Ter voz e valor nesta contrução! Ambos precisam estar felizes para que a relação de casal seja saudável e produza bons frutos.

Relação saudável é aquela que respeita as diferenças, as individualidades dos envolvidos (o EU também precisa existir, nem sempre será NÓS), que compreende a importância dos DOIS sujeitos na relação, para que ela exista e permaneça. Caso necessite de ajuda, procurem um psicólogo e sejam felizes!


"Toda a verdadeira vida é encontro."
(Martin Buber)


Abraços fortes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário